Apresento a vocês a Duplicatrix III, a duplicadora de iscas artificiais, também capaz de usinar e copiar torneados e outras peças, simétricas e assimétricas, em madeira.
O projeto Duplicatrix foi desenvolvido para atender ao pedido de um dos maiores Lure Maker do Brasil. Ficou acordado entre nós que não haveria compromisso com prazo de entrega e um teto de gastos foi determinado, assim assumi a projeto. A primeira duplicadora ficou extremamente funcional, porém sua estética não me agradou. Infelizmente não pude documentar o projeto final desta primeira versão privada, mas um trechinho com detalhes da estrutura e eletrônica foi registrado no insta @mkntcnc
Daí em diante, outros investidores me procuraram com a mesmo intuito, desejavam um suporte tecnológico para ampliar as suas produções. Isso me permitiu melhorar drasticamente a qualidade da duplicadora. Uma vez que evoluía com os feedbacks dos incentivadores.
De maneira limitada e reservada, como faço até hoje, assumia os novos desafios. Outras máquinas Duplicatrix foram criadas até chegar à versão definitiva. A 3ª geração é fantástica, bem avançada e robusta, seu corpo montado sobre peças de PEAD (polietileno de alta densidade) com 15 de espessura e reforçada com perfil de alumínio estrutural de 40mm.
A duplicadora foi desenvolvida para suportar uma tupia de 500w no padrão Makita 3700 de 500w com corpo de 65mm de diâmetro. Ela pode usar diversos tipos de fresas para diferentes tipos de madeira.
Outros detalhes importantes sobre o projeto padrão da Duplicatrix são:
Área Útil:
A Duplicatrix te área útil aproximada de 300mm de comprimento por 55mm de diâmetro.
Eletrônica:
Painel de controle com eletrônica exclusiva com selo MKNTech de tecnologia. Permite o controle de velocidade de avanço e a movimentação direita/esquerda o do eixo X. Também permite ajustar a velocidade do giro do eixo da matriz. O painel de controle tem um sistema de exaustão de ar que auxilia na refrigeração dos componentes eletrônicos e é bivolt.
RAP – Regulagem de altura das passes
Na nova versão 2024, atualizamos este recurso que é o ajuste manual de controle de altura de passadas, que trata da sintonia fina do desbaste da madeira, uma vez que deve ser observado que cada fresa tem suas características peculiares e tem resultados diferentes sobre cada tipo de madeira com suas densidades e durezas particulares.
Por fim, o Makernauta desenvolve diversos tipos de máquinas no padrão Cnc, porém os cria pra atender suas necessidades, não faz deste trabalho seu ganha pão, até porque seu espaço e recursos para produzir a eletrônica, os componentes e peças que compõe essas máquinas são limitados. Como disse anteriormente essas empreitadas são selecionadas a dedo e para concluir, posso afirmar que para alguém adquirir uma criação minha, com selo MKNTech de tecnologia, tem que provar a sua paixão pelo que faz e estar disposto a se reinventar.